Workshop - Treinamento Prático

Telefone ou E-mail?


De que lado do balcão você está?

Da próxima vez que você tiver que decidir entre entrar em contato com um cliente por telefone ou via e-mail, considere os seguintes pontos.

Você preferiria não falar com este cliente?
Se você está simplesmente tentando evitar uma conversa pessoalmente por medo ou apreensão, então uma ligação é uma ordem. Por menos que você queira falar com seu cliente, o mais apropriado é usar o telefone.

Como este cliente prefere entrar em contato com você?
Alguns clientes se sentem mais à vontade com uma relação via e-mail e somente requerem uma ligação para eventuais urgências. Outros exigem e merecem contatos mais estreitos.

Qual a sua urgência?
As pessoas demoram mais para responder e-mails do que ligações telefônicas, então se você quer fechar algo rapidamente, o e-mail pode não ser eficaz.

Você precisa de um registro permanente?
Alguns clientes tendem a esquecer convenientemente acordos verbais. Então quando negociar com tais pessoas opte pelo e-mail, pois ele oferece um registro eletrônico que você pode arquivar para verificações futuras.

Onde seu poder de persuasão é mais forte?
Você é melhor ao escrever e-mail ou você é mais eficiente ao fechar negócios por telefone? Seja qual for, use o método pelo qual você consegue persuadir melhor, seja por escrito ou oralmente, pelo telefone. Mas não use um ou outro como muleta – avalie cada situação dentro de seus próprios méritos e então use o e-mail e telefone como uma ferramenta complementar nos seus negócios.

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